segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Goóc uma empresa que vive do pneu reciclado.


Entrevista: fundador da Goóc

Conhecida por suas roupas e acessórios descolados, a Goóc foi uma das primeiras empresas brasileiras a acreditar e investir na produção sustentável. O que para muitos não passa de lixo, para eles é matéria-prima das melhores. Confira a seguir uma entrevista com o fundador da marca, Thái Quang Nghiã, um vietnamita de nascimento e brasileiro por opçõa.

Quando a marca resolveu apostar em produção sustentável e por que?
A Goóc está no mercado desde 2003, sempre focada em desenvolvimento de produtos a base de borracha de pneu reciclado e lona reaproveitada. É mais do que um trabalho de produção sustentával. É um trabalho de inclusão e consientização. Sempre dizemos que a Goóc não vende produtos, mas sim ideias e conceitos. Quem obtém um produto da Goóc leva algo além de um calçado, vestuário ou acessório. Falamos de preservação, de tolerância, de aproveitar os melhores e mais simples prazeres da vida. Devolvemos ao mundo o que o mundo usa e descarta. A Goóc não faz sua parte sozinha, mas atua com todos os consumidores da marca.

Quais as principais diferenças e vantagens entre os produtos ecologicamente corretos e os convencionais?
A principal vantagem é mesmo a preservação e a conscientização. As tecnologias dão a praticidade a qualquer tipo de material – ecológico ou não. O que vale mesmo são os conceitos que os produtos (no caso dos calçados e acessórios) têm a oferecer.

Quais os principais materiais que vocês utilizam?
Borracha reciclada de pneu – já reciclamos mais de 1 milhão de pneus desde 2003 e também lona reaproveitada. Também já fizemos uma linha de produtos com câmara de pneu que ficou linda e sandálias e bolsas que utilizam as fitas dos cintos de seguranças de automóveis. Tudo com conforto e bom gosto. No vestuário produzimos roupas com algodão orgânico misturado a fibra de bambu e fibra de garrafa Pet. Enfim, procuramos reutilizar as possibilidades.

Como é a aceitação do consumidor?
O nosso consumidor é muito variado. Temos linhas de produto que atingem a classe C e D, mas cada vez mais o público A e B se tornam consumidores ativos e vorazes de nossos produtos. Hoje atendemos todo o Brasil, estamos no mercado internacional como empresa destaque em países como França, Itália, Alemanha e Austrália e cada vez mais próximo do público universitário. Sentimos que nossos produtos têm carisma e são diferenciados no mercado – pelo estilo e pelo conceito da marca. Vendemos conceito, design e responsabilidade ambiental e social.

Quais os principais benefícios diretos para o meio-ambiente?
Hoje, só no Brasil, 100 milhões de pneus velhos estão espalhados em aterros, terrenos baldios, rios e lagos. Todo o ano, dezenas de milhões de pneus novos são fabricados no País. A borracha dos pneus não se degrada facilmente e, quando queimada, contamina o meio ambiente com carbono, enxofre e outros poluentes. Também têm os pneus abandonados, jogado nas ruas e nos terrenos. Tornam-se problemas de saúde pública, ambientes propícios à disseminação de dengue por exemplo. Reciclar significa deter o avanço deste lixo e de doenças.

O mercado brasileiro está aberto para os produtos orgânicos?
É uma tendência e, na verdade, o mundo está aberto para estas novas possibilidades. A Goóc é uma das poucas empresas brasileiras presentes dentro da Galerie Lafayette na França. Estamos presentes em 21 países, que não compram apenas um produto, mas utilizam a Goóc, levam mensagem e retransmitem. Esse espírito é o que as pessoas estão abertas e, por consequência, o mercado acaba olhando com seu interesse de faturamento. Sendo produtivo para o mundo é o que importa.
por Luciana M.

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